Seja bem vindo ao nosso site Associacao Comunitária de Radio Fusão Portal Ponta da Serra Fm Ponta da Serra pontadaserrafm.com.br!

Buscar  
Brasil

Tebet defende multa para equiparar salários de homens e mulheres

Tebet defendeu mudança na legislação a fim de instituir multa para empregadores que pagam salários diferentes para homens e mulheres

Publicada em 01/03/2023 às 16:22h - 33 visualizações Raylane Lopes

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Tebet defende multa para equiparar salários de homens e mulheres
 (Foto: Foto Reprodução - Simone Tebet)

Depois de ter apresentado como proposta de campanha a equiparação salarial entre homens e mulheres, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, defendeu mudança na legislação a fim de instituir multa para empregadores que pagam salários diferentes para homens e mulheres que ocupam a mesma função.

 

Nas eleições de 2022, quando disputou a Presidência da República, Tebet disse que teria como prioridade, caso eleita, a aprovação de um projeto de lei para assegurar a equidade salarial.

 

“Nós temos de mudar essa lei da reforma trabalhista para colocar uma multa maior para não valer a pena tratar de forma desigual homens e mulheres. É uma sinalização extremamente positiva”, defendeu a ministra do Planejamento nesta quarta-feira (1º/3).

 

Tebet e as demais ministras do governo participaram, nesta manhã, no Palácio do Planalto, de café da manhã que marca o início das ações voltadas às mulheres em março. O evento foi organizado pela primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, e pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Não foi anunciada nenhuma ação nesta quarta, pois cada pasta deverá apresentar uma iniciativa voltada às mulheres na próxima semana, em cerimônia com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

A fala de Tebet vai ao encontro de anúncio feito, na última terça-feira (28/2), pelo presidente Lula, que garantiu a apresentação de uma lei para igualar os salários de homens e mulheres nas mesmas funções. Segundo o petista, a matéria será apresentada no próximo 8 de março, Dia Internacional das Mulheres.

 

“Finalmente, agora, no Dia das Mulheres, a gente vai apresentar definitivamente a tal da lei que vai garantir que a mulher receba o salário igual ao do homem, se ela exercer a mesma função do homem. Toda hora que você vai procurar essa lei, parece que ela existe, mas tem tantas nuances e vírgulas, antes do ‘de’ e depois do ‘de’, que tudo é feito para a mulher não ter o direito”, anunciou Lula.

 

Impasse

 

Deputados e senadores chegaram a aprovar um projeto para instituir multa aos empregadores que fazem a distinção salarial. No entanto, há um impasse, porque a lei foi devolvida ao Congresso Nacional pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

O texto do projeto de lei que punia a discriminação salarial chegou ao Palácio do Planalto para sanção ou veto do presidente em 2021. Segundo a redação do projeto, o empregador seria punido com multa de até “até cinco vezes” a diferença verificada no período de contratação, possibilitando a redução da multa imposta aos empregadores.

 

O então presidente indicou que vetaria a matéria, mas, diante da pressão negativa, evitou decidir sobre o tema e devolveu o texto aos parlamentares sob o argumento de problemas regimentais.

 

Nesta quarta, Tebet fez referência ao tema, indicando que, da forma como estava redigido o texto, a multa estimularia o empregador a pagar salários diferentes a homens e mulheres:

 

“Na reforma trabalhista, embora tenha um dispositivo, a bancada feminina percebeu ali que esse dispositivo, ao contrário, só estimula o empregador a pagar salários diferenciados, porque a multa é tão pequena que ele faz uma conta muito simples. ‘Eu vou pagar [por] um ano salário menor para a mulher, porque ainda que eu seja penalizado e condenado na Justiça, o valor da multa é infinitamente menor’. Então, estimula”, avaliou a ministra.

 

Tebet ainda criticou Bolsonaro por não ter decidido sobre a questão:

 

“O presidente [Bolsonaro] não teve coragem de vetar essa lei, que era o único dispositivo que ele tinha. Ele tinha de ter coragem, ele foi covarde ao não vetar e disse o seguinte: ‘Como eu não posso vetar, porque eu vou perder voto, vou devolver’. E, aí, ele devolveu para a Câmara dos Deputados, e o projeto está parado na Câmara dos Deputados”, explicou Tebet.

 

Segundo Tebet, a formatação do projeto está sendo estudada pelas consultorias jurídicas das pastas envolvidas. Ela evitou dar detalhes sobre a forma e indicou que o projeto que está na Câmara pode ser aproveitado.

 

“O importante é o conteúdo. O importante é que o presidente assumiu o compromisso conosco, quando o apoiamos no segundo turno. Foi o primeiro pedido que eu fiz para o presidente. A primeira-dama ficou muito feliz, inclusive, ela estava junto, a Janja. Eu vi que ela se surpreendeu positivamente. E ele incorporou de tal forma que agora esse projeto não é mais meu, nem dele, é um projeto das mulheres brasileiras encampado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, concluiu Tebet.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








  • Inicial
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Programação
  • Locutores
  • Notícias
  • Fotos
  • Mural
  • Videos
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
WhatsApp 89 9 9474-7154
Publicidade Lateral
Peça sua Música

Pedir

ze do carrapo

Murici dos portelas, Pi

revelação (fagner)...

valter

Betânia do Piauí

homem de pedra...

Valter

Betânia dó Piauí

homem de pedra...

Carlos Henrique Silva dos Santos

Betânia do Piauí

Thiago aquino te amo Tayná ...

Shirley Morais

Queimada Nova

Pastelão de Marília Mendonça ...

jonas

Juazeiro

after dark...

Mural

Enviar mensagem

Usuário 123

Notícias de qualidade Parabéns ...

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Bate Papo

Digite seu NOME:

Estatísticas

Visitas: 53476

Usuários Online: 1

Parceiros
Seja onRael personalizados portal ponta da serra webgoverno do piaui
@portalpontadaserra
Copyright (c) 2024 - Associacao Comunitária de Radio Fusão Portal Ponta da Serra Fm Ponta da Serra - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD