Em 13 de março de 1823, às margens do Rio Jenipapo, onde atualmente se encontra o município de Campo Maior, aconteceu um dos momentos mais importantes para a independência do Piauí e do Brasil. Trata-se da Batalha Jenipapo, que completa 200 anos, nesta segunda-feira (13).
Em comemoração ao bicentenário deste confronto, o governador Rafael Fonteles e o ex-governador e atual ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, participaram de atividades e solenidades, em Campo Maior, município berço do conflito. A solenidade ainda contou com a participação de diversas outras autoridades do executivo, do legislativo e do judiciário, bem como do exército brasileiro.
Dois descerramentos de placa em memória e homenagem à batalha e seus heróis foram realizados. Uma no Cemitério dos Heróis, feita pelo Governo do Piauí. E outra na entrada do Monumento da Batalha do Jenipapo, esta produzida pelo exército brasileiro.
“É uma data importante e histórica, por isso viemos prestar homenagens aos heróis do passado, que foram tão importantes para a consolidação da independência do Piauí e do Brasil”, ressaltou o governador Rafael Fonteles.
Durante a solenidade no monumento, o governador destacou o esforço do Governo do Estado na valorização da história local. “Vamos trabalhar para fortalecer ainda mais a nossa cultura e história. Fazer com elas sejam cada vez mais reconhecidas, por meio da representação nos cinemas, teatros, livros e em outros meios. Dessa forma, os piauienses terão mais conhecimento de sua própria história e todo o Brasil saberá que quando a Pátria pediu liberdade, o primeiro quem lutou foi o Piauí”, disse Fonteles.
Em seu discurso, o ministro Wellington Dias reforçou o trabalho do Governo Federal nas lutas atuais contra a fome, pobreza e miséria. “O presidente Lula confiou a mim uma das maiores batalhas do Brasil atual, que é cuidar de 91 milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade. Então, trabalharemos em conjunto com os estados, além de setores públicos e privados, por dois pactos: contra a fome e em prol da inclusão social”, destacou o ex-governador do Piauí.
Durante a cerimônia, foi apresentada uma mensagem enviada pelo presidente Lula. Em seu recado, o gestor destacou a Batalha do Jenipapo como um “marco importante para a consolidação da independência do Brasil”. Destacou, ainda, a sua gratidão aos piauienses e disse contar com todos na luta atual contra os problemas sociais que acometem o Brasil.
Visitas: 78241
Usuários Online: 1