POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ
DEPARTAMENTO GERAL DE OPERAÇÕES
COMANDO DE POLICIAMENTO DO SEMIÁRIDO
20º BPM DE PAULISTANA/PI
RELATÓRIO DA OCORRÊNCIA
*1. DATA/HORÁRIO:*
18/03/2023 - 06h às 16h30min do dia 19/03/2023
*2.* *LOCAL*
Localidade Caldeirãozinho, Data Serra Vermelha, Zona rural, 64750-000 Paulistana-PI.
*3. EFETIVO:*
? Major QOPM Félix - CMT do 20° BPM
? 1° TEN. QOPM Tenório - CMT da 1ªCIA/20° BPM
*GPM DE ACAUÃ-PI*
CB Gilvan Belo
CB Genivaldo
CB Humberto
CB Hipólito
SD Edmilson
*GPM DE QUEIMADA NOVA*
CB Oliveira
*FORÇA TÁTICA DO 20° BPM*
CB Genilton
CB Magno Silva
CB Jhonanthans
CB Marcelo
CB Novaes
CB Carvalho
CB Gonçalves
CB Eronildo
CB Solon
CB Flávio
SD Amorim
SD Brito
SD Marques
*4. NATUREZA DA OCORRÊNCIA:*
??Tráfico de Drogas relacionado ao cultivo de plantas que se constituem em matéria prima para a preparação de Drogas (Art. 33, § 1°, INC. II da Lei 11.343/2006).
*5. VÍTIMA:*
A sociedade
*6. ACUSADO:*
??Nacional do sexo masculino, com 43 anos, agricultor, proprietário do imóvel rural onde foi localizado o plantio, o quel se encontra preso por ser acusado do cometimento de outros crimes.
*7.* *MATERIAL ENCONTRADO:*
??100.000 (cem mil) pés de cannabis sativa (maconha);
??100 (cem) quilogramas de maconha pronta para o consumo.
*8* *RELATÓRIO DA OCORRÊNCIA*
*POLICIAIS MILITARES DO 20° BPM ERRADICAM GRANDE PLANTAÇÃO DE MACONHA NA ZONA RURAL DE PAULISTANA*
Uma ação policial comanda pelo Major Félix, Comandante do 20° Batalhão Policial de Paulistana, envolvendo policiais dos GrupamentosPoliciais Militares de Acauã, Queimada Nova e Força Tática do 20° BPM, ocorrida às 6h deste sábado (18), resultou na localização de um plantio aproximado de 100.000 (cem) mil pés de cannabis sativa (maconha) em uma área de aproximadamente 20.000m² (2ha).
No local ainda foram encontrados 100 (cem) quilogramas da da erva pronta para o consumo.
A operação policial aconteceu na Localidade Caldeirãozinho, Data Serra Vermelha, zona rural de Paulistana-PI, região onde mais se plantou maconha no Piauí nas décadas de 80 e 90.
O local possuía 04 (quatro) barracas com mantimentos, roupas, adubos, agrotóxicos, mangueiras, bomba de água e outros utensílios e ferramentas que davam suporte logístico ao cultivo ilegal da erva.
Na dinâmica do cultivo ilegal encontrado pode ser observado que os infratores, além de serem pessoas habituadas com a região, fazem uso técnicas para facilitar a fuga numa possivel ação da polícia, a exemplo do uso de cachorros como "alerta" para identificar a presença de estranhos nas proximidades, e também as condições climáticas foram adversas, fortes chuvas caíram na região dificultando a chegada dos policiais na plantação, o que fez com que não fosse possível a prisão dos cultivadores, no entanto foram encontrados documentos pessoais de um homem que estaria no local e teria fugido no momento da chegada da polícia.
É oportuno ressaltar que o proprietário do imóvel rural já se encontra recluso no sistema prisional acusado do cometimento de outros crimes.
A plantação ilegal de maconha estava sendo irrigada do açude público construído pelo DENOCS na Localidade Caldeirãozinho e possuía uma linha de produção moderna dívida em ciclos, com viveiro de mudas, plantas novas, adultas e material pronto para o consumo.
A Polícia Civil foi acionada e uma equipe da 12ª DRPC esteve presente no local auxiliando no processo de incineração do material encontrado.
Polícia Militar do Piauí - Guardiã da Sociedade
Visitas: 78241
Usuários Online: 1