O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez uma série de pedidos a Lula para ajudá-lo após derrotas do governo na Casa. O parlamentar quer colocar aliados no Ministério da Saúde e nas pastas ocupadas por indicados pelo União Brasil, que não tem dado apoio esperado ao governo. A informação é do Metrópoles.
Ele quer que três pastas sejam entregues a membros do PP e do Republicanos que não estão no primeiro escalão. O presidente da Câmara solicitou três ministérios comandados pelo União: Comunicações, de Juscelino Filho; do Turismo, de Daniela Carneiro; e da Integração Nacional, de Waldez Goés.
O União não tem atuado como base do governo no Congresso e, por isso, o pedido de Lira deve ser avaliado. Na Saúde, no entanto, Lula deve apresentar resistência, já que a pasta é comandada por Nísia Trindade e ele não quer usar o ministério como moeda de troca política.
Após derrota na votação do Marco Temporal e diante da possibilidade da MP da reestruturação dos ministérios não ser votada a tempo, o petista começou a fazer articulações políticas nesta quarta (31). Ele ligou para o presidente da Câmara, que reclamou da dificuldade de articulação política do governo.
A conversa ocorreu um dia depois da aprovação do projeto de lei que estabelece um marco temporal para as terras indígenas, definindo a data da promulgação da Constituição Federal para reivindicação dos territórios. O diálogo também ocorreu antes da votação da medida que cria a nova estrutura do governo, que foi adiada para esta quarta, véspera do prazo de validade.
Com informações do DCM e Metrópoles
Visitas: 66175
Usuários Online: 1