Desde sexta-feira as atenções do mundo todo estiveram voltadas para a Rússia. Um grande conflito procupou a todos. O principal grupo mercenário a serviço do exército russo na guerra da Ucrânia, foi acusado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, de ter realizado um motim e ter incentivado um golpe no país. A imprensa internacional apontou o incidente como “a maior crise já enfrentada por Putin” desde que assumiu o poder em 1999.
Ontem, sábado, combatentes mercenários amotinados avançaram em direção a Moscou depois de tomar uma cidade do sul, com os militares da Rússia disparando contra eles do ar, mas aparentemente incapazes de retardar seu avanço relâmpago. O clima ficou tenso. Estradas foram destruídas, comércio e museus evacuados.
Mas aqui no Brasil, o nativo tratou do conflito na forma do bom humor. O internauta recuperou o sucesso Pagode Russo de Luiz Gonzaga para explicar o conflito na Rússia.
Pagode Russo é uma famosa canção de autoria de Luiz Gonzaga e João Silva, composta originalmente em 1946. Sua letra homenageia os Cossacos e brinca com o ritmo russo do Trepak no compasso de um baião.
Em 1984, a canção estourou no Brasil após ser regravada no álbum Danado de Bom. Desde então, ela já foi regravada por inúmeros artistas, entre eles Zeca Baleiro, Lenine, Mastruz com Leite, entre outros.
Segundo o ECAD, é uma das músicas mais tocadas em festas juninas, tendo sido a mais tocada do ano de 2010. Ainda segundo esse mesmo órgão, a música figura na 5a posição do ranking das músicas de autoria de Luiz Gonzaga mais tocadas no período de 2016 a 2020 nos principais segmentos de execução pública.
Visitas: 67968
Usuários Online: 1