O governador do Piauí, Rafael Fonteles defendeu em entrevista à GloboNews, nesta quarta-feira (5), a tramitação na Câmara da proposta de reforma tributária falou da importância para destravar o desenvolvimento econômico e diminuir as desigualdades regionais no país.
Segundo o governador, por se tratar de um tema bastante complexo, é natural que existam ajustes.
“Todos os estados estão buscando o melhor para si, então, é normal que hajam essas discordâncias, concordâncias e ajustes. Mas creio que temos convergência na maioria dos pontos, por isso estamos confiantes de que a votação será, já, na sexta-feira (7)”, disse Rafael Fonteles.
Fonteles enfatizou a importância da criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que unificaria tributos sobre consumo.
“A grande maioria dos governadores, agentes políticos e setores econômicos estão concluindo que o IVA é o melhor modelo. Temos que dar esse passo de modernidade, simplificação e justiça tributária, o que colocaria o nosso país alinhado com os mais desenvolvidos do mundo”, destacou o gestor.
Além disso, Rafael falou sobre a construção do Fundo de Desenvolvimento Regional, que vai usar recursos da União, para compensar os estados e municípios pelo fim de benefícios fiscais concedidos.O governo federal sugere R$ 40 bilhões aos estados, no entretanto esses pedem R$ 75 bilhões.
“Estamos negociando, diretamente com o ministro Fernando Haddad, para chegar a um meio-termo. É um valor que traria maior segurança para que a política industrial de desenvolvimento regional aconteça. Queremos um fundo que garanta infraestrutura e fomento à economia, de forma que todas as regiões, especialmente as mais pobres, possam se industrializar e diminuir as desigualdades perante as outras”, disse.
Visitas: 62960
Usuários Online: 1