O governador Rafael Fonteles e o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, visitam, nesta sexta-feira (25), às 8h30, as instalações do Centro de Distribuição Unificado (CDU) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), localizado na avenida Duque de Caxias, 3400, Primavera. A visita marca o início de uma parceria promissora entre os dois órgãos, voltada para a implementação de serviços de Operação de Logística de Suprimento In House e a eficiente distribuição de medicamentos.
A Logística In House é uma nova tendência no mercado logístico. A parceria contribui para a eficiência na aquisição e distribuição de materiais e medicamentos para toda a rede hospitalar estadual, gerando economia e evitando desperdícios.
"Tudo que é adquirido pela Sesapi é entregue em um único local, o Centro de Distribuição Unificado; a partir daí, os Correios fazem a distribuição para todos os hospitais, partindo dessa central, após todas as etapas de verificação, gerando economia, diminuição de desperdícios, fortalecimento do controle de validade e controle de qualidade, sem falar na maior velocidade na distribuição para os hospitais", explica o superintendente de Gestão Administrativa da Sesapi, Jônatas Melo.
Entre as atribuições dos Correios para a execução do serviço está a realização das atividades de intralogística no almoxarifado da Sesapi, tais como: recebimento de carga, descarregamento de veículos, recondicionamento, armazenagem, movimentação interna, manuseio, lançamento de registros nos sistemas de gestão, processamento e separação de pedidos, bem como a separação de pedidos (Picking) e o acondicionamento dos itens nas embalagens de despacho (Packing).
"Essa parceria com uma empresa de know-how como os Correios é inovadora e garante agilidade no recebimento e entrega de medicamentos e insumos para toda a nossa rede de saúde", afirma o secretário da Saúde, Antônio Luiz.
Os Correios atuam em todo o território brasileiro na entrega de objetos de diversos segmentos empresariais, com alto desempenho. Na área de Logística Integrada, operacionalizam em vários tipos de cadeias de suprimentos, visando disponibilizar soluções logísticas que agreguem valor ao produto e/ou serviço.
Medicamento em Casa
O serviço prestado pelos Correios inclui ainda a entrega de medicamentos aos usuários que fazem parte do Programa Medicamento em Casa. Por meio da Farmácia do Povo, o Piauí passou a disponibilizar a entrega gratuita de medicamentos em domicílio para pacientes cadastrados na unidade de Teresina.
"A iniciativa possibilita que os pacientes recebam em casa mais de 100 diferentes tipos de medicamentos usados no tratamento de doenças como asma, lúpus, diabetes, fibrose cística, esclerose sistêmica, glaucoma, hipertensão pulmonar, imunossupressão no transplante renal, dentre outros", afirma o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Visitas: 66509
Usuários Online: 1