O atual vice-prefeito e candidato ao cargo de prefeito em Jacobina do Piauí, Vanderlei Raimundo de Carvalho, e o candidato a vice-prefeito, Alex de Sousa Oliveira, ambos do MDB, tiveram seus registros de candidaturas deferidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os candidatos comprovaram o preenchimento de todos os requisitos previstos na legislação eleitoral e estão aptos a concorrer nas eleições municipais de 2024. Eles são candidatos únicos.
O tribunal também deferiu o registro de nove candidatos ao cargo de vereador, que são: Charlim, Chico Abreu, Cleidiana, Dilora, Fran, Pedro Filho, Raelson, Raila Campos e Raimundo, todos do MDB. Apenas a candidatura de Jailson Silva ainda aguarda julgamento.
O Tribunal também reconheceu legitimidade na situação partido/federação/coligação.
No Piauí, das 8.041 candidaturas registradas, 876 já foram julgadas. Desse número, 841 foram deferidas, oito indeferidas (em prazo recursal), duas indefereidas, 21 correspondem a renúncia e uma a falecimento e outra a pedido não conhecido.Com relação ao motivo do indeferimento das candidaturas, um percentual de 66,67% corresponde a ausência de quitação eleitoral (Lei 9.504/97) e outros a ausência de desincompatibilização, ausência de condição de elegibilidade e inelegibilidade constitucional, ambos com 11,11%.
A Justiça Eleitoral tem até o dia 15 de setembro para revisar todos os registros de candidatura e emitir seu parecer. Os eleitores podem acessar as informações sobre o julgamento das candidaturas através da plataforma Divulgacand do TSE.
Jailson tem q entra
Visitas: 66513
Usuários Online: 1