O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu o general Charles Q. Brown, chefe do Estado-Maior Conjunto e oficial de mais alta patente das Forças Armadas americanas. O anúncio foi feito na sexta-feira (21) e acompanha declarações do presidente sobre a influência das políticas de diversidade na liderança militar do país.
Trump tem defendido que as Forças Armadas perderam o foco em sua missão principal de combate e defesa nacional, alinhando sua decisão à visão do movimento “America First”. Brown, que foi nomeado para o cargo em 2023 pelo ex-presidente Joe Biden, tornou-se o segundo afro-americano a ocupar a mais alta posição do Pentágono.
Na Truth Social, Trump agradeceu ao general pelos mais de 40 anos de serviço e anunciou Dan Caine, general aposentado da Força Aérea, como seu substituto. Ele destacou a experiência de Caine como piloto, especialista em segurança nacional e operador de missões especiais.
"O General Caine é um piloto talentoso, especialista em segurança nacional, empreendedor de sucesso e um “combatente” com significativa experiência interinstitucional e em operações especiais", disse Trump.
Além de Brown, outros seis altos oficiais do Pentágono foram dispensados, incluindo a almirante Lisa Franchetti, primeira mulher a comandar a Marinha dos EUA, o general James Slife, vice-chefe da Força Aérea, e os principais advogados das Forças Armadas
Visitas: 78117
Usuários Online: 1