Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucinete Santana da Silva, localizado no município de Paulistana, participaram, na noite dessa quinta-feira (14) e madrugada de sexta (15), do Corujão Saepi. A iniciativa da escola é voltada para a preparação dos alunos para as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Piauí (Saepi) 2024, que irão ocorrer entre os dias 18 e 22 de novembro para os estudantes da rede estadual.
As atividades iniciaram às 19h e se estenderam até às 5h30. Na oportunidade, os mais de 200 alunos presentes, da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, foram divididos em salas de aula, de acordo com suas respectivas séries, com aulas alternadas de Português e Matemática.“Foi muito gratificante porque pudemos ver toda a comunidade envolvida. Professores, coordenadores, todos os profissionais da escola estão envolvidos para que a gente tenha sucesso nas avaliações”, explicou Lucicleia Acioly, gestora do Ceti.
Além do conteúdo planejado para o corujão, a escola preparou uma programação multidisciplinar para os intervalos entre aulas, com lanches e atividades físicas leves, para afastar o sono. A ação contou ainda com a presença de técnicos em enfermagem formados na escola, para garantir o bem-estar dos presentes.
Para dar conta do longo período de estudos, os alunos tiveram acesso a um jantar, logo na recepção, três lanches durante a noite e um café da manhã, ao término das atividades.
O secretário Washington Bandeira elogiou a iniciativa da escola ao promover atividades que motivam os estudantes a se prepararem para as avaliações externas, como o Saepi e o Saeb. Ele explica ainda que os resultados do Saepi influenciarão diretamente nas ações de programas, como o Acelera Seduc e o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). “Participar desta avaliação é fundamental para que a escolas públicas continuem avançando e assegurando uma educação de qualidade para todos os estudantes do estado”, pontuou.
Sobre o Saepi
O Saepi é a principal ferramenta para análise da qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas públicas piauienses. Este ano, mais de 318 mil estudantes do 2º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio serão submetidos às provas, que ocorrerão entre os dias 18 e 29 de novembro.
O exame é responsável por fornecer dados e informações que irão subsidiar a implementação de novas políticas educacionais, além de preparar os estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Visitas: 66153
Usuários Online: 1