A primeira etapa do Orçamento Participativo (OPA) do Governo do Estado recebeu quase 600 propostas, enviadas por 223 entidades cadastradas em Teresina e Parnaíba. O programa propõe a participação popular nas decisões do governo sobre investimentos de recursos e teve sua primeira etapa encerrada, na última sexta-feira (16).
A equipe técnica do programa, conduzido pela Secretaria do Estado de Planejamento (Seplan) e pela Secretaria de Relações Sociais (Seres), avalia a experiência como um sucesso. Os municípios superaram a expectativa de participação das comunidades de bairros, através de seus representantes.
Para o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, os números demonstram o alcance do programa e o engajamento da população. “Avançamos muito na quantidade de entidades e propostas lançadas e os números são muito bons para essa primeira experiência”, avalia o gestor.
Em Teresina, 189 entidades cadastradas enviaram 479 propostas, sendo que 60% delas são na área de mobilidade urbana e urbanização, seguida por esporte e lazer (24%). A zona rural é a região que mais enviou propostas, com 126 ideias lançadas. Em segundo lugar vem a região centro-norte, com 120 cadastros. Parnaíba contabilizou 92 propostas, com a zona oeste liderando. A mobilidade urbana também é o foco das entidades participantes, com 58% das propostas nesta área.
Nas últimas semanas, equipes da Seplan e Seres coordenaram mutirões em todas as zonas da cidade para atender à população e auxiliar no cadastro das entidades e envio das propostas. Em Parnaíba uma sala fixa de atendimento ao OPA foi montada na sede da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), na Praça da Graça.
Agora, as propostas passarão por análise e validação dos órgãos competentes e serão disponibilizadas para votação popular a partir do dia 1º de agosto – tudo através do site ou aplicativo Colab. Nesta etapa, qualquer pessoa com mais de 16 anos e com Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode participar, elegendo sua proposta preferida. As ideias eleitas serão encaminhadas para inclusão no Orçamento Anual do estado.
Mais sobre o OPA:
Visitas: 66168
Usuários Online: 1