Durante os dias 5, 6 e 7 de julho, será realizado o XXI Fórum Eugênio Peixoto dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste. O evento será realizado em Teresina, no Gran Hotel Arrey, reunindo representantes da agricultura, agricultura familiar e desenvolvimento rural de todo o Nordeste.

O Fórum tem como tema “Agricultura Familiar como estratégia de combate à fome” e busca fazer uma discussão que relacione a produção de alimentos, a partir do trabalho dos agricultores familiares, e a redução da problemática da fome, que teve um crescimento considerável nos últimos anos e que se impõe como um desafio para o setor público.

A abertura do evento será, nesta quarta-feira (5), às 14h, e contará com a presença do governador Rafael Fonteles; do ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; da secretária Executiva da Secretaria-geral da Presidência, Maria Fernanda Coelho; da secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli; do secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do RN e coordenador do Fórum, Alexandre Lima e da secretária de Estado da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares.

Na quinta-feira (6), pela manhã, serão realizados dois painéis temáticos: “Estratégias de Combate à Fome e Geração de Renda no âmbito da Agricultura Familiar” e “Papel, desafios e perspectivas dos serviços de Ater e Crédito na Produção de Alimentos Saudáveis e Combate à Fome”. Pela tarde serão debatidos os temas: “Movimentos e Fórum de Mulheres do Nordeste”, “Rede de Colegiados Territoriais”, “Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)”, além de ser realizada a reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste.

No último dia do evento, na sexta-feira (7), haverá uma discussão sobre as Contribuições das Organizações, Movimentos Sociais, Agências e Organismo Internacionais de Cooperação na Produção de Alimentos Saudáveis e Combate à Fome, e, em seguida, a sessão de encerramento com a leitura da Carta de Teresina, que vai congregar os principais encaminhamentos da reunião do fórum.

O evento é promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), e pela Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste (CTAF), e tem o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

 

Confira a programação

05/07 (quarta-feira)

14h – Solenidade de abertura: Perspectivas para a Agricultura Familiar do Nordeste e o papel do setor público

 

06/07 – (quinta-feira)

9h – Painel: Estratégias de Combate à Fome e Geração de Renda no âmbito da Agricultura Familiar. Experiências Estados da Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte.

10h50 – Papel, desafios e perspectivas dos serviços de Ater e Crédito na Produção de Alimentos Saudáveis e Combate à Fome

14h – Reuniões Temáticas Autogestionáveis

 

07/07 (sexta-feira)

8h30 – Contribuições das Organizações, Movimentos Sociais, Agências e Organismo Internacionais de Cooperação na Produção de Alimentos Saudáveis e Combate à Fome

11h30 – Solenidade de encerramento e leitura da Carta de Teresina